• NED/AAC

COMUNICADO (10 DE DEZEMBRO)

O Núcleo de Estudantes de Direito da Associação Académica de Coimbra (NED/AAC), vem relatar os seguintes factos ocorridos:

1. Atentos às Recomendações ministeriais endereçadas às instituições científicas e de ensino superior, de dois de novembro de dois mil e vinte, às normas de realização dos exames do 1º semestre da Licenciatura em Direito e do Mestrado em Ciências Jurídico-Forenses, o Núcleo de Estudantes de Direito da Associação Académica de Coimbra solicitou, no passado 26 de novembro (quinta-feira), à Mesa do Plenário a realização do 1º Plenário Extraordinário do NED/AAC no sentido de auscultar a comunidade estudantil relativamente aos documentos supracitados;

2. Tendo em conta o défice de informação prestada a todos os estudantes de direito ao longo do semestre relativamente ao período de avaliações, por parte da direção da Faculdade de Direito, o NED/AAC manifestou a insatisfação dos estudantes relativamente às mesmas em reunião de Conselho Pedagógico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, do dia vinte e sete de novembro de dois mil e vinte;

3. As normas relativas aos exames do 1º semestre da Licenciatura em Direito e do Mestrado em Ciências Jurídico-Forenses foram aprovadas ainda que as Conselheiras Pedagógicas, representantes dos estudantes, votassem contra as respetivas normas;

4. Por considerar insuficiente o âmbito de aplicação das situações elencadas pelo artigo 7o (Realização remota dos exames) das normas que regulam a realização dos exames do 1º semestre, o NED/AAC solicitou, em cooperação com a Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra, diretamente à Reitoria da Universidade de Coimbra que apreciasse a situação específica dos estudantes da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra;

5. Tendo em conta os receios apontados pelos estudantes e após reunião com a DG/AAC e Reitoria da UC, o NED/AAC vem, por este meio, dar publicidade às soluções prestadas pela equipa reitoral:

Será concedida a realização remota dos exames para todos os estudantes insulares e internacionais que demonstrem dificuldade de deslocação para Coimbra — mediante comunicação da situação aos Serviços Académicos da Faculdade de Direito e à Divisão de Relações Internacionais da Universidade de Coimbra (internacionais_avaliacoes@uc.pt), respetivamente;

• Aos estudantes que, cumulativamente, sejam bolseiros, que residam a mais de 50km de Coimbra e que tenham optado durante todo o semestre pelo regime remoto de aulas, a Universidade de Coimbra garantirá o alojamento gratuito durante o período de exames do 1º semestre. É crucial, num momento como este, manter a clareza e discernimento sobre as indicações disponibilizadas até à data. O NED/AAC aproveita a oportunidade para afirmar o compromisso com a comunidade estudantil, garantindo que toda e qualquer preocupação apontada seja ouvida e solucionada junto das estruturas responsáveis. Será a salvaguarda dos interesses dos Estudantes o fio condutor de todo e qualquer comportamento por parte do Núcleo de Estudantes de Direito da Associação Académica de Coimbra.